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    serviços prestados.

        Quando revisar meu  carro?

  • A revisão deve ser feita
    a cada seis meses ou
    a cada 10 mil quilômetros
    rodados
    aproximadamente
    (consulte sempre o manual do
    fabricante ou fale com agente).
  • Na revisão será verificado:
  • Todos os itens da Suspensão.
  • Troca de óleo e filtros.
  • Funcionamento do motor e câmbio.
  • Busca por possíveis vazamentos
    de óleo e água.
  • Check-up completo no
  • sistema elétrico:
  • Sistema de Freio.
  • Alinhamento &
  • Balanceamento.
  • A manutenção preventiva é mais
    segurança para você e sua
    família: pois evita acidentes,
    dor de cabeça com veículo
    quebrado na rua,
    mais economia; pois ao corrigir
    o problema no início evita que
    ele se agrave, e gere mais
    custos financeiros.
  • Quando devo alinhar meu carro?

Preventivamente e indicado que o automóvel seja
alinhado com aproximadamente 10 ou 12 mil km
rodados (Dependendo da marca e modelo).
Ou nos casos em que o veículo sofreu impacto
nas rodas.

  • Meu carro está fora de alinhamento?
    Deve-se observar: se em linha reta o
    veículo puxa a direção para direita ou esquerda.
  • Verifique o desgaste dos pneus.
    Se um lado da banda de rodagem
    está com desgaste elevado
    em relação a outra.
  • Observar se o carro está consumindo
    combustível mais do que o normal.
    O elevado consumo de combustível pode
    ser pela falta de alinhamento, ou
    apenas, porque os pneus
    estão descalibrados.
  • Obs.: Para realizar o alinhamento, todos
    os componentes da suspenção deve estar
    em estado regular de funcionamento!
  • Recomenda-se sempre que fazer o alinhamento,
    que também seja feito o balanceamento.
  • Quando devo realizar o balanceamento
    das rodas?
  1. Preventivamente a cada 10 mil KM
    (aproximadamente).
  2. Sempre que trocar dos pneus.
  3. Sentir que: em determinadas
    velocidades o volante começa
    a tremer.
  4. Ao sofrer impacto nas rodas
    (meio-fio, buracos e outros),
    neste caso também pode afetar
    o alinhamento.
  5. Quando fizer o rodízio nas rodas.
    (Inverter a posição das rodas:
    dianteira coloca na traseira,
    é traseira coloca na dianteira).
  6. Obs. Mantenha sempre os pneus
    calibrados de acordo com as
    recomendações do fabricante
    do veículo.
  • A troca de óleo do carro deve ser
    feita entre 5.000 a 10.000 
    quilômetros rodados ou a cada
    6 meses, dependendo do tipo
    de óleo e da frequência de
    uso do veículo.
  • Qual km ideal para troca
    de óleo do câmbio?
  1. No mínimo a cada 50 mil quilômetros
    ou a cada 5 anos.
    (Isso tem uma variação de marca e
    modelo por isso consulte sempre
    o manual o fale com agente).
  2. O óleo deve ser verificado
    a cada 20 mil km.
  3. A troca pode ser recomendada se o
    veículo apresentar sintomas como
    trancos, trepidações ou atrasos
    nas trocas de marcha, vazamentos,
    ruídos estranhos ou trocas de
    marcha bruscas ou atrasadas.
  • As transmissões automáticas atuais
    em sua grande maioria não requer
    substituição do fluído.
    (deve-se sempre consultar o
    manual ou falar com um profissional
    capacitado).
    É recomendado que seja feita a troca
    em veículos com quilometragem
    superior a 120 mil e que estejam
    apresentando algum sintoma
    anormal durante as trocas de
    marcha como trancos, atrasos
    ou trepidações.
  • Por que trocar?
    O óleo do câmbio se deteriora com o
    tempo, perdendo suas propriedades
    lubrificantes e protetoras.
    Isso pode causar desgaste
    prematuro, falhas na transmissão
    e aumento do consumo
    de combustível.
  • Troca do filtro de
    óleo do motor:
    O recomendado é que o filtro seja
    substituído sempre que ocorrer a
    troca do óleo – ou prologar a
    troca por 10 mil quilômetros
    (Esse procedimento deve ser
    avaliado pelo mecânico).
    É importante trocar o
    filtro de óleo junto com
    o óleo, pois o filtro velho
    pode contaminar o novo
    sangramento.
    Alguns sinais de que o filtro de
    óleo precisa ser trocado são:
    Luz de aviso do óleo no painel,
    Ruídos no motor,
    Fumo preto no escape.
  • Troca do filtro de ar do motor:
    Deve ser trocado entre 10 mil a
    15 mil quilômetros rodados, ou
    de acordo com o manual do
    proprietário.
    O filtro de ar do motor é
    responsável por reter impurezas,
    poeira e impurezas, garantindo
    que apenas ar livre de impurezas
    chegue à câmara de combustão.
    A troca regular do filtro é
    importante para a manutenção
    preventiva do veículo.
  • Troca do filtro de combustível:
    Em geral, a troca é recomendada
    a cada 10 mil quilômetros
    rodados.
    (Deve ser trocado de acordo com
    as recomendações do fabricante
    do veículo).
  • Alguns sinais de que o filtro
    de combustível precisa
    ser trocado são:
  1. Dificuldade para trocater de marcha.
  2. Perda de potência.
  3. Luz de advertência acesa no painel.
  4. Aumento do consumo de combustível.
  5. Dificuldade para acelerar.
  6. Impressão de que o veículo
    está sem combustível.
  • Filtro de cabine (Ar condicionado).
    A troca do filtro de cabine deve ser
    feita a cada 20 mil. Depende da
    frequência de utilização do ar
    condicionado.
    Por isso, é fundamental que seja
    feita uma verificação periódica,
    pelo menos a cada 10 mil KM.
    Ou quando o motorista ou
    passageiros sentir odores
    estranhos no interior
    do veículo.
    O filtro sujo e
    contaminado pode causar
    alergias respiratórias.
  • Revisão no sistema de freio.
    Os freios do carro devem ser
    revisados a cada 10 mil quilômetros
    rodados ou a cada 6 meses, o que
    ocorrer primeiro.
    Alguns sinais que indicam que
    os freios precisam de revisão são:
  1. Ruídos agudos ao frear.
  2. Trepidação do pedal.
  3. Pedal de freio com pouca resistência
    ou que afunda demais.
  4. Luz de alerta no painel.
  5. Carro puxando para um lado ao frear.
  • Sinais de problemas no
    sistema de Arrefecimento:
  1. Superaquecimento do motor.
  2. Luzes de advertência no
    painel do carro.
  3. Níveis baixos de líquido
    de exaustão.
  4. Desempenho do aquecimento
    /climatização ineficiente.
  5. Funcionamento irregular do motor
    (Ruídos estranhos no motor)
  • Algumas causas de problemas no
    sistema de exaustão:
  1. Vazamentos.
  2. Desgaste em peças como mangueiras,
    juntas e conexões.
  3. Acúmulo de poeira, insetos e corrosão.
  4. Mau funcionamento da bomba d’água.
  5. Problemas no termostato.
  6. Nível inadequado de óleo no motor.
  7. Problemas no sensor de temperatura.
    • Sinais de que o motor do
      carro está com problemas são:
    1. Ruídos aspirantes,
      como batidas ou chiados.
    2. Baixa potência.
    3. Luzes no painel.
    4. Vazamento de fluidos.
    5. Superaquecimento.
    6. Odores repentinos.
    7. Consumo excessivo
      de combustível.
    8. Fumo denso de cor branca
      ou cinza saindo pelo escape.
    9. Motor com baixa potência.
    10. Motor não para ligado.
    11. Veículo não pega na partida.
    12. Vários outros sintomas.
  • Problema comuns no cabeçote.
    Vazamentos: óleo, Água.
    Presença de Óleo no liquido
    arrefecimento.
    *Desgaste natural ou provocado
    por outros componentes com
    funcionamento irregular.

  • Peças interna do motor com tempo
    de vida útil reduzido por falta de
    óleo ou troca irregular.
  1. Pistão. 
  2. Biela. 
  3. Anéis de pistão. 
  4. Virabrequim ou árvore de manivelas.
  • Vazamento de Óleo no cárter do motor.
  1. Quais os principais problemas
    no Sistema Alimentação?
  2. Bicos injetor sujos ou falhando,
    bomba combustível com resíduos
    sólidos indesejados ou queimada.
  3. Vazamentos no tanque de combustível,
    dentre outros.
  • Alguns sinais de defeitos no sistema
    de alimentação do motor eletrônica
    do carro são:
  1. Luz de advertência no painel
  2. Problemas de partida
  3. Marcha lenta instável
  4. Perda de desempenho
  5. Consumo de combustível elevado
  6. Engasgos
  7. Emissão de gases anormais
  8. Motor tremendo, vibrando
  • Falhas no sistema de ignição podem
    ser causadas por problemas nas:
    velas, cabos, bobina ou bateria.
  • Alguns sinais de falhas no sistema
    de ignição são:
  1. Dificuldade para dar partida no carro.
  2. Perda de potência.
  3. Motor falhando em marcha lenta.
  4. Estouros no escapamento.
  5. Aumento do consumo de combustível.
  6. Luzes do painel piscando.

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